12 de jul. de 2017

Você é o que você prega?



Eu dou aula na EBD para os adolescentes todos os domingos. Faço parte da equipe das tias do círculo de oração infantil também, o que inclui contar as histórias da Bíblia para as crianças todos os sábados pela manhã, ensinar novos hinos, regras de reverência na casa do Senhor e outros detalhes essenciais (tudo isso em um post em breve - vamos falar muito sobre ministério infantil por aqui).

Ou seja, eu falo muito. O tempo todo. Para as crianças, por exemplo...
Fique em silêncio. Preste atenção a historinha. Não mexa com seu colega. Seja obediente. Seja educado. Peça desculpas. Respeite os mais velhos. 

Para as adolescentes: não se vista dessa maneira. Não se envolva com pessoas assim. Não assista esse tipo de programação. Não faça com outros o que não gostaria que fizessem com você. Perdoe. Ore. Leia a Bíblia. Leia a Bíblia. Ore. Leia a Bíblia. Ore. Leia a Bíblia.

Ok. Mas o que estou querendo dizer com isso? 

Eu preciso viver o que prego.

Estava ensinando aos adolescentes em um desses domingos e enquanto dava aula, eu senti o Espírito Santo sussurrar suavemente em meu coração:

"Você vive isso?"

Eu amo fazer meu devocional todos os dias, de todo o meu coração. Porém, enquanto estava falando para eles a respeito disso, foi justamente em uma daquelas semanas que eu acordava e só voltava à noite para cair direto na cama. Não quero justificar meu desleixo aqui. Estou apenas abrindo meu coração para que você compreenda - assim como eu - através da reflexão das minhas próprias falhas.

Estava lavando a louça, quando após ser brusca com a minha mãe em determinada resposta, ela disse:

"Você está vivendo o que prega para as meninas? Você é a pessoa que mais lê a Palavra aqui em casa, mas você a pratica?"

Eu confesso para vocês que ouvir a repreensão do Espírito Santo, logo após da minha mãe foi realmente doloroso. Assim como é me expor dessa forma para vocês. Todavia, tenho aprendido que ensinamos muito mais as pessoas quando apresentamos as nossas fraquezas, lutas e vitórias, do que quando simplesmente expomos um ponto de vista sobre o assunto. A vulnerabilidade abre portas para o reconhecimento dos nossos pecados, arrependimento e mudança de atitude, assim como nos aproxima daqueles que enfrentam a mesma luta que enfrentamos um dia ou enfrentamos agora.

"O meu discurso não surte efeito algum se não estiver alinhado as minhas atitudes."

A partir do momento em que recomendo a todos os adolescente da ebd fazerem os seus devocionais e eu mesma não ser capaz de vencer o cansaço, logo eu não terei força por muito tempo para pregar sobre. Meu discurso ficará cada vez mais vazio, inconsistente. Poderei até mesmo ler a lição, versículos sugeridos e sugestões do editor para dar uma boa aula. Entretanto, se a minha vida de estudo diário da Palavra não estiver ativa, jamais irei exercer influencia positiva sobre a vida dos meus alunos (nem sobre ninguém) ao ponto de fazê-los buscar um relacionamento com o Pai também. E muito menos ter uma vida digna à luz da Palavra. Porém, é válido novamente ressaltar que: discurso não alinhado com atitudes não surte resultado.

Isso ocorre da mesma forma com a questão de respeito e obediência aos pais. Quantas vezes já exigi as crianças para que sentassem, escutassem e esperassem? Mas e eu? Espero quando minha mãe manda? Sento ou faço algo assim que me pede? Exerço dia após dia a submissão a mim emposta através dos meus pais para que um dia seja capaz de agir humildemente perante o meu esposo? Eu que cobro uma atitude de obediência... sou obediente? Eu que exijo um comportamento de submissão e respeito da parte dos meus alunos... me porto da mesma maneira? 

"O que você diz é apenas parte de quem você é, mas é o que você faz que revela se o seu discurso é verdadeiro. Por um tempo você pode até enganar a si mesma, assim como as pessoas; mas não a Deus."

Sim, eu própria estava me enganando. Achando que iria chegar a algum lugar apenas falando. Ah queridas, como reconhecer quem eu era foi doloroso! Como ainda é! Cada dia que se passa, o conheço um pouco mais e entendo: eu tenho tanto que melhorar. Ellen ainda tenta aparacer em diversas situações e momentos, mas eu preciso estar ligada nEle para fazê-lo engrandecido em mim. Não mais Ellen Alves, mas Jesus Cristo em mim. Não mais uma moça que diz, mas uma moça que vive.

Veja o que a Palavra diz: 
Tiago ensina justamente sobre esse ponto na sua carta às doze tribos dispersas entre as nações. 

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. 
Tiago 1:22

Agora veja o que ele trata nos versículos seguintes:

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago 1:23-25

AQUELE QUE OUVE/OBSERVA, MAS NÃO PÕE EM PRÁTICA X AQUELE QUE OBSERVA ATENTAMENTE E PERSEVERA NA PRÁTICA

As diferenças entre os exemplos apresentados no texto são nítidas! O primeiro - citado no verso 23, olha seu próprio reflexo e sai logo em seguida. Provavelmente com pressa, talvez com algum compromisso "mais importante" pendente, ele vai embora e não passado muito tempo... esquece.

Porém, o segundo exemplo observa atentamente a lei perfeita. Atentamente. Ele não simplesmente olha apressado e sai correndo, mas para, senta, lê com calma. Reflete sobre o que está escrito e pondera sobre uma maneira eficaz de viver aquilo que está escrito. E não só isso, mas também, persevera na prática dessa lei. Isso não quer dizer que ele tenha acertado todos os dias, mas que ele busca insistentemente cumprir o que está escrito. Ele não esquece, primeiro porque leu atentamente, e segundo porque guardou no seu coração as escrituras aplicando-as à sua vida. As consequências? Ele é feliz em tudo aquilo que fizer.

O desejo de Deus é para que vivamos o evangelho expresso nas Escrituras por meio de um profundo apreço e dedicação a Palavra. A cada dia sendo transformadas por ela e buscando vivê-la em tudo.


 ♥ __________________________________


Queridas, esse é o primeiro post da nossa comunidade e eu gostaria de dizer que estou profundamente feliz. Eu espero (de verdade verdadeira) que de alguma forma tenha instigado vocês a atentarem para a Palavra e persistirem em vivê-la. Obrigada pela companhia. Nos vemos em breve!