15 de jul. de 2017

Exercitando o serviço no lar - 4 passos para servir com alegria antes mesmo do casamento


Eu já tentei me esquivar do papel de servir com a desculpa de que "ah, quando eu casar eu aprendo". Até entender - por meio da Palavra - que a esposa, mãe e avó que serei no futuro depende das minhas escolhas do presente. Ainda moro com meus pais e estou solteira, todavia aprendi que não devo cruzar os braços e simplesmente ignorar o serviço do lar. Afinal, esse é o momento certo para aprender a ser a esposa que Deus quer que eu seja. Ou alguém aprende como passar roupa, lavar o banheiro e deixar o fogão sem mancha (como um piscar de olhos) dias após o casamento? Hoje eu aprendo servindo minha família - preparando-me para servir no futuro ao meu esposo - se Deus assim permitir.

Eu sei que lavar a louça, limpar o chão, o banheiro e o fogão não é nada animador. Eu sei que muitas vezes você se pergunta porquê a tarefa do lar foi designada a mulher e já se pegou resmungando porque gostaria de ter nascido homem. Eu sei que a preguiça se aproxima ao se deparar com a casa para arrumar dia após dia. Sei que você pensa e diz que a responsabilidade não é só sua e que o estresse bate a porta quando se sente sobrecarregada. Eu sei porque dezenas de vezes - apesar de dividir as tarefas com a minha mãe -  sinto tais sentimentos se achegarem ao meu coração. Todavia, como servas de Deus; nunca podemos esquecer que temos uma arma eficaz contra toda frustração: a Palavra de Deus.

De fato, com toda a evolução do papel da mulher na sociedade, somos cada vez mais pressionadas a fazer uso dos nossos direitos e lutar por uma igualdade que prega uma liberdade sem limites. "Lugar de mulher é onde ela quiser. " E eu concordo que podemos e devemos atuar nas mais diferentes áreas. Também concordo que não devemos viver sob o julgo do machismo. Eu concordo porque a Palavra aponta um Deus amoroso e cuidadoso com as mulheres, que criou cada uma de nós com o propósito de refletir a Sua glória (leia Efésios 1). Mas, assim como concordo que a mulher pode e deve ter liberdade para ascender profissionalmente, é válido ressaltar que esse detalhe não desfaz a função mais importante de todas nós: cuidar do lar, filhos e marido. Porém até lá, já exercitando o cuidado com nossos pais e irmãos...

Esse pensamento parece machista para você? Confesso que meus olhos muitas vezes estiveram exclusivamente na pilha de louças para lavar ou na montanha de roupas para passar. Apenas no trabalho e não na recompensa. Da mesma forma que estiveram no ser humano que não ajuda ou compreende - e não no Deus - que é a quem primeiramente eu sirvo, e pode me ajudar a transformar toda labuta em agradáveis tarefas desfrutando da Sua maravilhosa companhia.  

Eu parei de resmungar em relação ao serviço do lar quando percebi o presente de Deus para o meu serviço. Enquanto eu servia limpando, organizando e cuidando, Ele me concedia graça, alegria e o prazer da Sua maravilhosa presença; bastava que eu iniciasse o dia convidando-O para estar comigo pondo em ordem o meu coração, enquanto eu punha em ordem a casa.

Queridas, onde estão os vossos olhos? No serviço ou no Alto? Na falta do auxílio humano ou no Poderoso Deus que recompensa o trabalho daquela que serve ao próximo como se estivesse servindo a Ele? No trabalho árduo ou na coroa de glória?



Veja o que a Palavra diz: 
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao SENHOR, e não aos homens, Sabendo que recebereis do SENHOR o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis”.
Colossenses 3:23-24


Eu sou uma serva amada. Você é uma serva amada. E o que o nosso Senhor deseja é que façamos todas as coisas de todo o coração para Ele, pois vem dEle, somente dEle a nossa recompensa.

Mas então, como servir de todo o coração de maneira que agrade ao Senhor? Vamos aos 4 passos que eu aprendi na prática de como servir no lar com alegria e sem reclamar!


  • Invista em um tempo a sós com Deus 
Contra esse fato não há argumento. Você precisa estar bem com Deus para estar bem consigo mesma e com as pessoas. Por isso, eu recomendo que inicie o seu dia realizando o devocional. Ore, leia a Palavra, medite... fique com Ele sozinha e sem pressa, depois comprove se o seu dia não foi realmente mais leve. Perdemos de desfrutar de Sua companhia quando temos em mente que o Senhor só se fará presente no momento do devocional ou no culto. A Bíblia diz que somos templo e morada dEle. Deus mora em nós. Nós podemos sentir Sua presença. Seja no momento do louvor na igreja ou simplesmente tirando a poeira do sofá.

Satisfaze-nos pela manhã
com o teu amor leal,
e todos os nossos dias cantaremos felizes. 
Salmos 90:14


  • Medite na Palavra
Tenha fé que Ele te fará companhia, mas não deixe o seu pensamento fugir do propósito. Medite na Palavra. Remoa no seu coração o texto lido em seu devocional. Reflita, reflita de novo e pondere sobre como pode aplicar a Palavra de Deus ao seu cotidiano.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 
Josué 1:8


  • Cante hinos de louvor
Louve mesmo que esteja cansada e a casa ainda bagunçada. Louve - de fato o louvor não colocará cada objeto em seu devido lugar, todavia confortará o seu coração enquanto você serve.

Quero cantar ao Senhor
pelo bem que me tem feito. 
Salmos 13:6


  • Agradeça
Glória a Deus porque temos uma casa para arrumar. Glória a Deus porque temos muitas roupas para lavar e passar. Glória a Deus porque a louça está suja, sinal de que há comida em casa. Glória a Deus por sua misericórdia que mesmo sem que mereçamos, é Jeová Jiré - o Deus provedor. Ao invés de reclamarmos, vamos  exercitar a nossa gratidão louvando a Deus por tudo que temos (mesmo quando só contemplamos a bagunça).

Guarde o propósito de servir ao próximo com o entendimento que também está  servindo ao Senhor, foque no Alto, converse com Ele e deixe-o cuidar do seu íntimo. Enquanto você coloca os objetos no lugar e elimina a sujeira, o Senhor limpa e põe em ordem o seu coração.

Bendiga o Senhor a minha alma!
Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! 
Salmos 103:2

  ♥ ______________________________________ ♥

Queridas, esse é mais um daqueles posts que tento dia após dia viver o que prego. Sabe, às vezes a última coisa que quero é me ocupar com os serviços do lar, principalmente quando penso no prazo dos trabalhos seculares que tenho para cumprir. Porém, nós devemos ter prioridades e viver com disciplina - o que sabemos que não é fácil, mas que com a ajuda dEle é possível SIM. Espero que esse escrito tenha encorajado você a exercitar o serviço do/no lar mesmo que ainda nem sonhe em casar. Isso não importa, preocupe-se em cuidar e aprender e deixe Deus guiar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário