22 de jul. de 2017

6 Conselhos práticos para um bom serviço no Ministério Infantil


Minha mãe sempre esteve envolvida no Ministério infantil, e por isso, eu cresci em meio a visuais espalhados pela casa, estudos bíblicos, cds infantis e principalmente: comprometida com toda obra que ela realizava. Após oito anos de aprendizado (que é contínuo, com toda certeza) pensei em porquê não compartilhar com mais meninas que também estão imersas neste ministério TÃO importante - o que tenho aprendido através da minha própria experiência (cheia de erros e acertos, sorrisos, mas também muitas lágrimas).

Vamos aos conselhos? E por favor, compartilha comigo nos comentários o que você tem aprendido também, eu adoraria aprender com você! :D

  • Desista de tentar ser perfeita, mas dê o seu melhor de todo o coração 
Você não será encarada como uma tia legal após aquele puxão de orelha, isso é normal. Talvez nem todas crianças prestarão atenção na historinha e a culpa não é sua. Nem todos os pais (na verdade a maioria deles, eu diria) reconhecerão o seu serviço, mas uma hora ou outra serão capazes de criticá-las; lembre-se que nem Jesus agradou todo mundo. Preocupe-se com o que Ele tem achado do seu serviço na obra, guarde os bons conselhos e os pratique, todavia desconsidere críticas sem fundamento.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo
Colossenses 3:23,24




  • Não se cobre demais pelo comportamento das crianças
Lembre-se que a maior responsabilidade não é sua. Não se cobre tanto por aquela criança que dá mais trabalho que as outras - mesmo frequentando os cultos assiduamente. As maiores autoridades instituídas por Deus para ensinar as crianças são os pais.

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. 
Efésios 6:4

Quem se nega a castigar seu filho
não o ama;
quem o ama não hesita em discipliná-lo. 
Provérbios 13:24

  • Alguns dias serão mais difíceis que outros, confie no poder dAquele te aperfeiçoa mesmo em meio a sua fraqueza
Em alguns dias a paz reina, tudo que estava programado é realizado, porém nem todos os dias são assim... As crianças estão mais agitadas, barulhentas e não parecem dar ouvido a historinha. Deixe-me ser mais clara: crianças muitas vezes são imprevisíveis, alguns dias tudo pode dar errado. Um vomita, o outro bate, uma chora, outro corre. Mas então, quando o pensamento de exaustão vier te atingir, lembre-se dessa palavra - e se necessário repita em sua mente infinitas vezes:

E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. 
2 Coríntios 9:8

  • Não se altere, respire e se precisar, respire novamente.
Gritar, chorar ou sair correndo não vai adiantar. Respire fundo. Olhe em volta e resolva o que deve ser feito de maneira pacífica, como também demonstrando autoridade. Exercitar o domínio próprio é essencial para todos os cristãos, mas principalmente para nós que somos referenciais para os pequenos olhos atentos das crianças. 

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 
2 Timóteo 1:7
  • Tenha uma irmã com quem possa dividir as atividades
Eu já carreguei muito peso nos ombros sozinha por não dividir as atividades com outra irmã. Ah, mas isso é um erro e tanto! Deus se agrada que sirvamos a Ele em união. Ele sabe bem da importância de termos pessoas ao nosso lado para nos ajudar a servir como O agrada. Por isso, ore pedindo para que Ele mostre a você uma irmã que possa te ajudar a servir com alegria ao Reino.

É melhor ter companhia
do que estar sozinho,
porque maior é
a recompensa do trabalho
de duas pessoas. Se um cair,
o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
e não tem quem o ajude a levantar-se! 
Eclesiastes 4:9-10

  • Organize-se o quanto antes
Não deixe nada para a última hora. Nunca. Prefira se preparar passo a passo de maneira organizada, estude, reflita a respeito da Palavra, aplique aquilo que tem estudado durante a sua semana e conte para as crianças as experiências que você tem vivido também, por que não? Eu acredito veementemente que a nossa missão não é levar um belo discurso decorado, mas experiências de um relacionamento com o Autor da história. Você pode narrar até muito bem um texto bíblico, mas sua influência é pequena se não passa apenas de palavras. Viva o que prega, leve o que tem vivido para as crianças, e você verá como o Pai te usará de maneira sobrenatural, assim como mudará a vida dos pequenos.


Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo
Colossenses 3:23,24

  ♥ ______________________________________ ♥

Queridas, eu sei que muitas vezes servir no Ministério Infantil é exaustivo, sei que o desânimo bate, também sei que a vontade de desistir hora ou outra é muito forte. Porém, finalizo com as Palavras da carta aos Hebreus - que muito aquece o meu coração:

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. 

Hebreus 6:10